domingo, 23 de novembro de 2008

Agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas

O ADN (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula formada por duas cadeias de nucleótidos que formam uma dupla hélice. É constituído por quatro bases azotadas: adenina, timina, citosina e guanina, as quais emparelham uma a uma ( A-T; C-G). È ainda constituído por um grupo fosfato e por cadeias de açúcar. A cada conjunto destes três elementos damos o nome de nucleótido (a unidade básica do ADN). É o número e a sequência dos nucleótidos que definem as características de cada ser vivo.Verificação ortográfica


Os cromossomas são um conjunto de filamentos enrolados que se encontram no interior das células e são responsáveis pela transmissão de informação hereditária de geração em geração. O par numero 23 corresponde ao par de cromossomas sexuais. Na mulher existem dois cromossomas XX e no homem existe um cromossoma X e um mais curto Y.



O gene é um segmento de um conjunto de informações que corresponde a um código próprio que é transmitido dos pais para os filhos. Cada gene possui uma determinada característica, como por exemplo, a cor dos olhos, do cabelo, entre outros. Ao conjunto de genes de um individuo designamos por genoma.

Sem comentários: