domingo, 23 de novembro de 2008

De que se trata a Hereditariedade?

A Hereditariedade é um fenómeno que representa as semelhanças entre os progenitores e os seus descendentes, através de uma transferência continua de instruções em forma de código (bases azotadas), inscritas no material genético (ADN), orientando assim desta maneira a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.

Existem dois tipos de hereditariedade:

  • Hereditariedade específica (caracteriza uma espécie) - corresponde à informação genética responsável pelas características comuns a todos os indivíduos da mesma espécie, determinando a constituição física e alguns comportamentos.
  • Hereditariedade individual (exclusiva de cada sujeito de cada espécie) - corresponde à informação genética responsável pelas características de um individuo e que o distingue de todos os outros membros da sua espécie. É o que o torna único.


Como podemos observar nesta famosa família todos possuem características físicas muito semelhantes, como a cor da pele, os olhos, os mesmo membros etc.. dizemos assim que se trata de uma hereditariedade específica. Porém todos têm comportamentos diferentes e estruturas físicas diferentes tratando-se assim de uma hereditariedade individual.



Sem comentários: